Publicado em: 10/12/2023 20:23:54
Na quarta-feira (29/11/2023), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM), concluiu o curso de formação continuada de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal de Ji-Paraná, contemplando um quantitativo de 17 professores.
A formação é fruto de um projeto de pesquisa da Mestranda Flavia Regina Stur do PPGEM intitulado “Formação continuada para professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) tendo em vista o ensino de Matemática para estudantes com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC)” com sua orientadora Profª. Drª Márcia Rosa Uliana.
A ação formativa com a carga horaria de 25 horas foi vinculada ao curso de extensão “Diálogos, experiências e pesquisas com professores que ensinam matemática, física, química, biologia e ciências no contexto da formação continuada”, proposto pelo PPGEM e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza(PGECN), tendo como coordenadora do projeto a Profª Drª Carma Maria Martini e vice coordenadora Profª. Drª Márcia Rosa Uliana (ambas professoras do PPGEM).
A formação continuada oportunizou aos professores do AEE a elaboração de uma sequência didática de Matemática e materiais didáticos utilizando o aplicativo de símbolos gráficos Picto4me, para facilitar a comunicação e a aprendizagem dos estudantes com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC), estudantes esses, com fala/vocabulário reduzido ou que não possuem a fala devido a uma deficiência, necessitam ter acessibilidades comunicacional e cognitiva.
A formação teve o viés de promover conhecimentos que favoreçam práticas inclusivas no intuito de eliminar barreiras pedagógicos e de acessibilidade. A formação iniciou com a participação da professora Drº Carma Maria Martini caracterizando a Educação Matemática.
A Profª Drª Marcia Rosa Uliana finalizou a formação continuada falando sobre Educação Matemática Inclusiva.
Neste último encontro, as professoras do AEE apresentaram os materiais didáticos elaborados durante a formação, compartilharam suas estratégias de uso para o ensino da Matemática voltado para os estudantes com NCC e refletiram sobre o percurso de formação e o comprometimento de cada um em dinamizar o processo de transformação e inclusão social.
Fonte: PPGEM