Objetivos/Perfil do Egresso


Objetivos/Perfil do Egresso

 

O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) tem os seguintes objetivos:

  1. Formar docentes e pesquisadores na área de Educação Matemática, com conhecimento de suas dimensões epistemológica, cognitiva, histórica, social, cultural e didático-pedagógica, e domínio dos seus instrumentos conceituais e metodológicos, engajados na docência e na pesquisa com vistas à compreensão do processo de ensino-aprendizagem da Matemática nos diferentes níveis e modalidades de ensino e ao entendimento sobre a construção e formalização dos conhecimentos matemáticos de crianças, adolescentes, jovens e adultos, inseridos ou não em contextos de educação formal;
  2. Propiciar a produção e a socialização de conhecimentos científicos em Educação Matemática que favoreçam a melhoria do processo de ensino-aprendizagem e da pesquisa nessa área, em especial, para a Educação Básica na região Amazônica.

O perfil almejado para o egresso do curso de Mestrado Acadêmico em Educação Matemática do PPGEM é de:

  1. Um profissional qualificado e engajado na docência e na pesquisa, e com a produção de conhecimentos no campo da Educação Matemática. Que seja atuante e inserido em projetos e ações voltados à melhoria do processo de ensino-aprendizagem da Matemática e da formação docente, inicial e/ou continuada, relativa a esse processo, e com habilidades e autonomia para formular, planejar, desenvolver e avaliar projetos de pesquisa, metodologias de ensino e produções para a Educação Matemática, com vistas ao desenvolvimento local e regional, e especial relevo às questões da Amazônia brasileira.