V Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática

Data da Publicação: 11/04/2019

Organizado pela Universidade Distrital Francisco José de Caldas, Bogotá, Colômbia.


Os anteriores foram celebrados em 2011 na Covilhã (Portugal); em 2013, em Cancun (México); em 2015, em Belém do Pará (Brasil) e o último em 2017, múrcia (Espanha). ). O interesse sobre esta temática foi manifestado através de diversos indicadores como o envolvimento em comissões internacionais, a formação e consolidação de grupos de trabalho e de pesquisa, seminários e tese de mestrado e doutorado, linhas ou mesas temáticas nos congressos em educação matemática. , a edição de números especiais sobre este assunto em revistas de pesquisa, e até mesmo, o aparecimento de revistas específicas e livros especializados.
Este v Congresso Ibero-Americano de história da educação matemática tem os objetivos de:
● Aprofundar a troca entre pesquisadores da história da educação matemática na América Latina, em Portugal e em Espanha.
● Dar a conhecer as diversas perspectivas, temas e metodologias seguidas até o momento.
● Facilitar a produção e divulgação de conhecimento neste domínio.
¥ promover a formação de grupos de trabalho e a colaboração entre os já existentes.

Envio de comunicações:

¥ as comunicações orais e os cartazes devem ser trabalhos originais de temática coincidente com algum dos eixos temáticos do Congresso.
¥ o número de autores de cada trabalho não pode ser maior do que três.
¥ os trabalhos serão submetidos a um processo de revisão anónima por pares.
¥ as propostas de comunicações devem ser enviadas ao comitê científico para a direção cihem@udistrital.edu.co nos prazos estabelecidos.
¥ as indicações sobre o formato das comunicações e minicursillos serão publicadas na web do Congresso (em preparação)
¥ para que um trabalho seja aceito definitivamente, seus autores têm que estar inscritos no v cihem e ter assinante a quota de inscrição correspondente.
¥ os revisores avaliam de forma especial os seguintes aspectos: quadro teórico, bibliografia relacionada, metodologia, descrição e discussão de resultados, clareza da redação, estrutura do trabalho, e relevância do tema.

Calendário das comunicações.

¥ envio das propostas de comunicação até 31 de maio de 2019.
¥ a notificação da aceitação, aceitação com modificações ou rejeição da comunicação, será realizada uma vez finalizada o processo de seleção, antes de 06 de setembro de 2019.
¥ os autores, se for caso disso, realizarão as necessárias modificações e enviarão a versão definitiva antes de 20 de setembro de 2019.

Na segunda circular, será incluído um guia de preparação das comunicações e cartazes.

● Analisar o estado atual deste campo de pesquisa em ascensão e as suas perspectivas de futuro.
Temas

1-) pesquisa em história da Educação Matemática (hem):
¥ a hem como campo disciplinar e de pesquisa: Perspectivas, variantes e invariantes.
¥ Fontes para o estudo da hem: manuais e livros para os professores e os alunos. Cadernos, trabalhos de alunos, exames, material didáctico, ilustrações.
¥ metodologias de pesquisa em hem.
¥ a hem e a sua relação com a história da matemática
2-) hem e educação matemática
¥ do conhecimento científico ao saber pedagógico.
¥ a hem na profissionalização dos educadores matemáticos.
¥ a hem e narrativas professores.
¥ a hem e a sua relação com os currículos de matemática.
¥ Centros de estudo e documentação: experiências e organização.
Programa científico

O programa científico inclui conferências, minicursillos e apresentação de comunicações orais e cartazes.